"Educai as crianças e não será necessário punir os adultos." - Pitágoras.

"A imaginação é mais importante que o conhecimento." - Einstein.

"Só sei que nada sei." - Sócrates.

domingo, 19 de setembro de 2010

Primeiros tiranossauros eram menores que humanos, diz pesquisa

Réplica de fóssil de tiranossauro-rex em museu de Chicago

Grande predador só surgiu após cerca de 80 milhões de anos da linhagem inicial do dinossauro

O Tiranossauro-rex pode ter sido um grande predador durante o período Cretáceo, mas uma pesquisa publicada nesta sexta-feira na revista Science aponta que, durante os primeiros 80 milhões de anos de sua existência, o animal era pequeno e não chegava a ser maior do que um ser humano.

Descobertas recentes de fósseis sugerem que o T-Rex teve um misterioso surto de crescimento em um período relativamente tardio de sua linhagem. "Dez anos atrás, só se conhecia cerca de seis espécies de tiranossauros, e todos eles eram predadores gigantes", afirmou o paleontólogo Stephen Brusatte, Ph.D. da Universidade de Columbia, em Nova York.

"Agora, nós temos mais de 20 exemplares para análise, abrangendo cem milhões de anos do período Jurássico e Cretáceo", disse Brusatte, que é co-autor da nova revisão. "Esses fósseis têm o tamanho de um pequeno cachorro até um grande T-Rex que conhecemos hoje, que pode chegar a 12 metros do nariz à ponta da cauda", explicou.

Não se sabe exatamente por que ou como os tiranossauros cresceram tanto, disse Brusatte, em entrevista à National Geographic. "Cerca de 80 milhões de anos atrás, eles não apenas se tornaram enormes em um sentido físico, mas também em um sentido ecológico", disse ele. "Eles se tornaram dominantes, predadores", afirmou.



Fonte - http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI172719-17770,00-PRIMEIROS+TIRANOSSAUROS+ERAM+MENORES+QUE+HUMANOS+DIZ+PESQUISA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário