"Educai as crianças e não será necessário punir os adultos." - Pitágoras.

"A imaginação é mais importante que o conhecimento." - Einstein.

"Só sei que nada sei." - Sócrates.

sábado, 25 de setembro de 2010

Breve comentário sobre a política

Estava aqui refletindo sobre o que eu postaria no blog hoje (e se postasse alguma coisa) e um assunto me veio à cabeça: Política.




Bem... O dia da eleição está chegando. É quando elegeremos deputados, senadores, governadores, presidentes (e por aí vai) para governar e administrar nosso país.
Nos dias de hoje, é muito difícil escolher a pessoa certa para governar nosso imenso país, já que grande parte deles se elegem apenas para atender aos seus interesses pessoais e aos da elite dominante (tanto é que o negócio na política é tão bom que os filhos, netos, bisnetos e a cambada toda dos políticos estão sempre substituindo seus antecessores. Ou os próprios políticos sempre estão se candidatando a cada ano que passa), deixando de lado o que realmente importa para melhorar este lugar: educação, saúde, emprego, moradias e um desenvolvimento sustentável.
Os problemas socioeconômicos do Brasil não são algo recente; derivam de um contexto histórico antigo que, podendo ter sido resolvido (ou amenizado) pelos representantes anteriores, não estaríamos nesse situação nos dias de hoje (e isso não vale só para o Brasil).
Outro fato engraçado é que em TODO ano de eleição - eu disse TODO, há supostas melhoras nos Estados brasileiros (ou em alguns). O que quero dizer é: Você já reparou que todo ano de eleição os políticos fazem aquele servicinho de ''asfaltar'' as ruas (muito mal e porcamente)? Ou refaz calçadas e praças, sendo que quando a época de eleição passa parece que tudo volta ao chiqueiro imbecil de antes e cai no esquecimento dos governantes? Pois é.

A melhor maneira de TENTAR mudar a nossa realidade para melhor é ESCOLHENDO AS PESSOAS CERTAS PARA GOVERNAR. Como fazemos isso? PESQUISANDO. Pesquisando todos os candidatos, suas vidas, qual ideal o partido dele defende (já que esse é um grande indicador dos projetos dele quando tiver o cargo), como ele é e quais são os objetivos dele e se esses objetivos ajudarão de fato o Brasil (porque todo ano os candidatos prometem sempre as mesmas coisas, sendo que muitas delas não atacam sequer a causa dos problemas desse país).

E, por favor (para as pessoas que tem bons conhecimentos mas não sabe usá-los): Pare com essa mania de votar num candidato só porque ele é famoso ou engraçado: Nem sempre ele leva esse assunto a sério, nem sempre ele sabe algo sobre política; nem sempre ele sabe tomar conta da própria vida; vai imaginar se ele consegue tomar conta da vida de milhões de brasileiros?

Outra atitude que algumas pessoas têm: Votar nulo. É claro que é difícil escolher um candidato decente, mas acredite: HÁ candidatos decentes (é só procurar com cautela) e mesmo que ele não consiga o cargo, você sabe que está votando consciente. Votar nulo só manterá a situação do jeito que está.


E lembre-se: Os políticos são a imagem da sociedade.







A Justiça não é cega; seus olhos foram vedados por poucos, mas que conquistaram poder em abundância.

- - - - -

Acho que para ilustrar melhor isso aqui, um vídeo do Felipe Neto é uma boa ideia. '-'

domingo, 19 de setembro de 2010

Top 10: Animais estranhos e raros

Saiba mais sobre alguns dos bichos esquisitos que ainda estão vivos entre nós

O site The List Universe fez uma lista de animais com aparência bem estranha. Todos os membros desta seleção ainda vivem entre nós, mas muitos deles estão ameaçados de extinção.

A maioria corre perigo devido ao desmatamento que acaba com o habitat natural dos bichos. Outros animais estão correndo o risco de serem exterminados da Terra justamente por sua aparência incomum que atrai colecionadores, como é o caso do número 2. Veja a lista abaixo:


10. Proteus anguinus

É um anfíbio cego muito comum em águas subterrâneas de cavernas no sul da Europa. Vive exclusivamente em lugares sem luz, é também conhecido pelos habitantes da região como peixe humano por causa da cor de sua pele. Apesar dos olhos atrofiados, seu olfato e audição são muito desenvolvidos.


9. Tremoctopus violaceus




Também conhecido como polvo de véu, a fêmea desta espécie é 40.000 vezes mais pesada do que o macho. Enquanto ela mede até dois metros de comprimento, ele chega aos míseros 2,4 cm. A fêmea costuma estender seu véu quando ameaçada para parecer maior e mais assustadora do que já é.

8. Centrolenidae



As rãs desta família são caracterizadas pela pele quase transparente. Vivem em florestas úmidas da América Central e do Sul. Também conhecida como rã de vidro, quase todos os seus órgãos são aparentes.




7. Psychrolutes marcidus


O blobfish, ou o peixe mais feio do mundo, é raramente encontrado vivo. Habitante das águas profundas do mar da Austrália e Tasmânia, tem consistência gelatinosa e densidade levemente menor que a da água, assim é quase levado por ela e usa pouco seus músculos flácidos.

6. Archaeidae


Uma família de aranhas com que só come outras aranhas. A forma estranha, composta por pescoço e pinças alongadas ajuda na caçada. Conhecidas como aranhas assassinas ou pelicanos, são encontradas na Austrália, Madagascar e África do Sul.





5. Sternoptychidae



Esta família de peixe habita quase todos os oceanos, menos os de água mais gelada. Como proteus e blobfish, também vive em ambientes escuros. Conta com órgãos produtores de luz dos lados para enganar predadores.


4. Kiwa hirsuta

Este caranguejo peludo é coberto, na verdade por cerdas semelhantes às de camarões. Ele usa suas cerdas para filtrar a água ao seu redor. Cego e incolor, também vive na escuridão.



3. Phycodurus eques

Este dragão marinho é um peixe que vive disfarçado de alga. Vive na Austrália flutuando em águas superficiais. Por ser muito camuflado, caça por emboscada. Atualmente encontra-se ameaçado.

2. Uroplatus phantasticus

Mais conhecida como lagartixa satânica com cauda de folha, a espécie acima é natural da ilha de Madagascar. Mas, como vários animais da região, corre risco de ser extinta por causa da destruição de seu habitat e caça feita por colecionadores. A lagartixa usa sua aparência para camuflagem e, apesar do olhar satânico, só se alimenta de insetos.

1. Hemeroplanes cartepillar

Parece, mas não é cobra. Trata-se de uma lagarta pouco conhecida e dificilmente avistada que vive nas florestas úmidas do México e América Central. Normalmente ela n”ao tem essa aparência assustadora, mas, quando é ameaçada, ganha as cores e o formato de uma cobra. Além de mimetizar cores, olhos e o formato da cobra, a lagarta simula ataques – inofensivos, já que ela não é venenosa. Esta lagarta fantasiada de cobra está muito ameaçada de extinção por causa do desmatamento.




Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI165050-17770,00-TOP+ANIMAIS+ESTRANHOS+E+RAROS.html

Primeiros tiranossauros eram menores que humanos, diz pesquisa

Réplica de fóssil de tiranossauro-rex em museu de Chicago

Grande predador só surgiu após cerca de 80 milhões de anos da linhagem inicial do dinossauro

O Tiranossauro-rex pode ter sido um grande predador durante o período Cretáceo, mas uma pesquisa publicada nesta sexta-feira na revista Science aponta que, durante os primeiros 80 milhões de anos de sua existência, o animal era pequeno e não chegava a ser maior do que um ser humano.

Descobertas recentes de fósseis sugerem que o T-Rex teve um misterioso surto de crescimento em um período relativamente tardio de sua linhagem. "Dez anos atrás, só se conhecia cerca de seis espécies de tiranossauros, e todos eles eram predadores gigantes", afirmou o paleontólogo Stephen Brusatte, Ph.D. da Universidade de Columbia, em Nova York.

"Agora, nós temos mais de 20 exemplares para análise, abrangendo cem milhões de anos do período Jurássico e Cretáceo", disse Brusatte, que é co-autor da nova revisão. "Esses fósseis têm o tamanho de um pequeno cachorro até um grande T-Rex que conhecemos hoje, que pode chegar a 12 metros do nariz à ponta da cauda", explicou.

Não se sabe exatamente por que ou como os tiranossauros cresceram tanto, disse Brusatte, em entrevista à National Geographic. "Cerca de 80 milhões de anos atrás, eles não apenas se tornaram enormes em um sentido físico, mas também em um sentido ecológico", disse ele. "Eles se tornaram dominantes, predadores", afirmou.



Fonte - http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI172719-17770,00-PRIMEIROS+TIRANOSSAUROS+ERAM+MENORES+QUE+HUMANOS+DIZ+PESQUISA.html

AVISO

Depois de muito pensar - principalmente em vista do fato de que estou sem tempo ultimamente, decidi mudar minha estratégia no que diz respeito à estrutura desse blog. Em vez de sempre elaborar os textos, estarei postando artigos científicos de diversas fontes (como tenho feito. Isso não quer dizer que deixarei de escrever textos.). Como será mantido o objetivo do blog? Simples: Vocês, leitores, acompanham os artigos e qualquer dúvida sobre algum conceito ou como tal fenômeno relacionado ao artigo ocorre, postem nos comentários, que eu responderei assim que der. Não precisa ser necessariamente eu quem responderá; qualquer visitante dese blog pode responder, todos podem debater sobre o assunto, dar sugestões, soluções. Afinal, esse é o verdadeiro objetivo desse blog.

E não deixem de divulgá-lo!!! Conhecimento é para ser compartilhado! ;)

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Fiocruz inaugura borboletário com espécies do continente americano

Jardim das Borboletas' foi instalado em Manguinhos, no subúrbio do Rio. Segundo os organizadores, a visitação é gratuita.


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) inaugurou, nesta terça-feira (31), o "Jardim das Borboletas", um lugar ornamentado por plantas e interatividade, protegido por rede e habitado por quatro espécies de borboletas. O borboletário foi instalado no campus de Manguinhos, no subúrbio do Rio, próximo à Avenida Brasil.

O projeto apresenta espécies do continente americano. Com 84m² de área, o visitante vai conhecer as espécies Olho-de-coruja (Caligo illioneus), Ponto-de-laranja (Anteos menippe) e Ponto-de-laranja (Anteos menippe) e Borboleta-Brancão (Ascia monuste).

A visitação é gratuita. Ao entrar no borboletário, o visitante aprende dicas para lidar com insetos tão delicados como as borboletas. Depois de um tempo, as espécies relaxam, e até pousam na gente. As borboletas são muito bem tratadas. Por toda parte, frutas, água especial e plantas - as preferidas delas.

Trilha sinalizada
Nessa aventura pelo conhecimento, a partir do universo do inseto, o já tradicional circuito de visitação do Museu da Vida (Centro de Recepção, Parque da Ciência, Ciência em Cena, Biodescoberta e Passado e Presente), inclui uma trilha sinalizada pela área verde da instituição. E monitores treinados sobre as características da borboleta ajudarão na observação do meio ambiente e da diversidade da fauna e flora local.

O borboletário funciona de terça a sexta-feira, de 9h às 16h30, e aos sábados, de 10h às 16h.





Retirado de: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/08/fiocruz-inaugura-borboletario-com-especies-do-continente-americano.html

Fóssil de novo dinossauro é encontrado na Romênia


RIO - O fóssil de um novo tipo de dinossauro, que provavelmente se parecia com uma versão maior e mais forte do velociraptor, acaba de ser descoberto na Romênia. Segundo cientistas, o predador viveu há 70 milhões de anos e tinha duas garras afiadas em cada pata, diferente dos velociraptors, tinham apenas uma. E estas garras devem ter sido usadas para rasgar sua caça e outros predadores menores, afirmaram os pesquisadores que fizeram a descoberta à publicação "Proceedings of the National Academy of Sciences". O novo dinossauro ganhou o nome científico de Balaur bondoc, que quer dizer 'dragão parrudo'.



" O Balaur pode ter sido um dos maiores predadores deste ecossistema "


- O Balaur pode ter sido um dos maiores predadores deste ecossistema - disse um dos coordenadores do estudo, o cientista Zoltan Csiki, da Universidade de Bucareste, na Romênia.

O dinossauro de cerca de 2 metros é extremamente diferente, e pode ser parente de outros dinossauros encontrados recentemente no Oriente, como a espécie que tinha penas, descoberta no início do ano na China.






Retirado de: http://extra.globo.com/ciencia/materias/2010/08/31/fossil-de-novo-dinossauro-encontrado-na-romenia-917514462.asp