"Educai as crianças e não será necessário punir os adultos." - Pitágoras.

"A imaginação é mais importante que o conhecimento." - Einstein.

"Só sei que nada sei." - Sócrates.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

How Things Work





O sistema atual é muito mais complexo e difícil de se entender. O porquê? Hoje em dia, as informações são transmitidas por incompleto ou mistificadas, de modo a proporcionar uma visão distorcida para aqueles que não têm o cuidado de analisar os fatos atentamente.

O capitalismo gera inúmeros conflitos, tanto sociais quanto naturais. O desequilíbrio de um desencadeia no desequilíbrio de outro. Este sistema, adotado e imposto pelas altas classes ao longo das gerações, favorece poucos - os que detém o poder, e leva o resto à miséria.


"Para salvar o mundo, devemos, antes, salvar a humanidade."


Uma das questões que são muito mistificadas pela mídia é a questão ambiental. Fala-se muito em medidas para reverter as consequências - como o desperdício de água, agravamento do aquecimento global, desmatamento - ao invés de se falar nas verdadeiras causas por trás desses problemas. E quando falam nas supostas ''causas'', dizem coisas absurdas como ''O mundo está acabando e os alimentos também por causa do aumento da população mundial."


Ora, mas se o capitalismo favorece poucos e leva muitos às ruínas, como pode haver falta de alimento e esgotamento dos recursos hídricos se a maior parte da sociedade mundial está sofrendo de miséria e milhões morrem a cada dia de desnutrição e doenças relacionadas à água poluída?


A verdadeira causa para tantos problemas é o consumo desenfreado e excessivo desses poucos que detém o poder mundial. Desde o desenvolvimento da tecnologia (que é desenvolvida a partir dos interesses e necessidades da classe média) e do surgimento da Revolução Industrial, a globalização se desenvolveu de tal forma que hoje, nada (ou melhor, tudo aquilo que faz as pessoas consumirem, atende às necessidades da classe média e que contribui para manter o sistema funcionando) está fora dela.

O consumo excessivo é insustentável, uma vez que se produz em larga escala (daí a necessidade da demanda de mais e mais matéria-prima) e se consome além do necessário - como uma família de boa renda possuir três casas e quatro carros, por exemplo. Para se ter uma ideia, um celular consome 912 litros para ser produzido.

Um dos recursos dos quais o sistema capitalista dispõe para convencer a população a consumir e querer mais é a mídia, que se disponibiliza das propagandas, programas e modelos criados pela classe média mundial para persuadir e implantar na mente do indivíduo mensagens que insinuam, indiretamente, que você é o que você compra e assim, escondendo a capacidade do indivíduo de pensar. Ao ter em mente a ideia do ''você é o que você compra e se você não tiver, está fora do grupo ''descolado'' - o que acaba sendo uma ideia nazista e repugnante, no fim das contas -, muitos farão de tudo para conseguir o que pensam que almejam, até matar e roubar em muitos os casos.

Outros recursos interessantes e estúpidos utilizados para alienação (criação de algo que foge da realidade, sonegação de conhecimento. Fragmentação do processo produtivo) e ideologia (muita informação desnecessária) são programas inúteis, tais como aqueles que famílias assistem no final da tarde de domingo ou programas de fofocas sobre artistas.

Somos todos vítimas do capitalismo, nossas famílias são vítimas, já que se esforçam constantemente de trabalhar -ou arranjar emprego, para ter uma vida digna, sendo que sempre estão endividados, pois todo o lucro é destinado à classe dominante. É uma realidade revoltante.

A principal chave para solucionarmos todo esse problema é a educação. É com ela que a população torna-se ciente dos problemas e formula soluções para resolvê-los. O grande dilema é que a educação, numa escala global, encontra-se precária, o que ajuda cada vez mais a tornar a sociedade ignorante, recuada e/ou desinformada. Se os governos mundiais se preocupassem realmente em investir no setor mais importante de uma sociedade - a educação, seria mais do que certo que as sociedades pudessem ser justas e iguais hoje em dia. Porém, os setores econômicos sustentam e controlam o governo. Sendo assim, torna-se extremamente complicado resolver os problemas sociais, uma vez que a classe média mundial domina a economia.


A questão não é deixar de consumir ou deixar de assistir aos programas, por mais inúteis ou não que sejam. A questão é se conscientizar e começar a pensar de que forma você consome, se realmente certo produto que você consome ou certo programa que você assiste lhe trará benefícios e utilidades. É procurar estudar atentamente e ouvir todas as versões de uma informação. É ser crítico em relação a cada informação divulgada. É ser você mesmo, viver, pensar, ser curioso, ter amigos verdadeiros, chorar, rir, acreditar, sonhar, pois são essas características que formam o verdadeiro cidadão.





Como dizia Marx..

"A História não é senão a atividade do homem que persegue seus objetivos."














4 comentários:

  1. depois eu queria que vc me esnsinasse a editar o blog dessde jeito que vc editou... eu acho super organizado, e não sei como fazer...
    vou mudsar meus blogs para o blogspot e fazer desse jeito, e se tiver, de preferencia farei com outro plano de fundo para ficar diferente do seu...
    bjssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Kkkk Obrigado, Igor. :)

    Isso é muito fácil. O blogspot possui várias versões. Além disso, quando você faz alguma postagem, ele mesmo te disponibiliza formatação de texto, cor, fotos e vídeos... É só explorar. Sem falar que ele é prático e fácil de organizar. (:

    ResponderExcluir