"Educai as crianças e não será necessário punir os adultos." - Pitágoras.

"A imaginação é mais importante que o conhecimento." - Einstein.

"Só sei que nada sei." - Sócrates.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Alguns sites úteis

Para quem tem dificuldade em Matemática e busca um meio de superá-la, quer tirar dúvidas ou simplesmente praticar, será muito bem vindo neste site:


www.professorwaltertadeu.mat.br



Esse é o site do meu professor de Matemática, Walter. Além dele dizponibilizar várias listas de exercícios, ele proporciona alguma atividade em excel e jogos de QI. :)

Definição de Ciência

Devido a pedidos no tópico ''Definição Sobre a Ciência", posto aqui o conceito de Ciência, algo que não é nada simples, apesar de parecer óbvio.
Acho que assim, fica mais fácil de postar sua conclusão sobre ela. :)





O Conceito de Ciência

Um conceito abrangente de ciência é dado por Ander-Egg, em sua obra "Introducción a las técnicas de investigación social" (1978:15):

"A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais,
certos ou prováveis,
obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis,
que fazem referência a objetos de uma mesma natureza."

 



Conhecimento racional, isto é, que tem exigências de método e está constituído por uma série de elementos básicos, tais como sistema conceitual, hipóteses, definições; diferencia-se das sensações ou imagens que se refletem em um estado de ânimo, como o conhecimento poético, e da compreensão imediata, sem que se busquem os fundamentos, como é o caso do conhecimento intuitivo.

Certo ou provável, já que não se pode atribuir à ciência a certeza indiscutível de todo saber que a compõe. Ao lado dos conhecimentos certos, é grande a quantidade de prováveis. Antes de tudo, toda lei indutiva é meramente provável, por mais elevada que seja sua probabilidade

Obtidos metodicamente, pois não se os adquire ao acaso ou na vida cotidiana, mas mediante regras lógicas e procedimentos técnicos

Sistematizados, isto é, não se trata de conhecimentos dispersos e desconexos, mas de um saber ordenado logicamente, constituindo um sistema de idéias (teoria).

Verificáveis, pelo fato de que as afirmações, que não podem ser comprovadas ou que não passam pelo exame da experiência, não fazem parte do âmbito da ciência, que necessita, para incorporá-las, de afirmações comprovadas pela observação.

Relativos a objetos de uma mesma natureza, ou seja, objetos pertencentes a determinada realidade, que guardam entre si certos caracteres de homogeneidade.

O que impulsiona o homem em direção à ciência é a necessidade de compreender a cadeia de relações que se esconde por trás das aparências sensíveis dos objetos, fatos ou fenômenos, captadas pela percepção sensorial e analisadas de forma superficial, subjetiva e crítica pelo senso comum. O homem quer ir além dessa forma de ver a realidade imediatamente percebida e descobrir os princípios explicativos que servem de base para a compreensão da organização, classificação e ordenação da natureza em que está inserido.

Através desses princípios, a realidade passa a ser percebida pelos olhos da ciência não de uma forma desordenada, esfacelada, fragmentada, como ocorre na visão subjetiva e a crítica do senso comum, mas sob o enfoque de um critério orientador, de um princípio explicativo que esclarece e proporciona a compreensão do tipo de relação que se estabelece entre os fatos, coisas e fenômenos, unificando a visão de mundo.(Köche, 1997)

Retirado de http://www.das.ufsc.br/~cancian/ciencia/ciencia_conceito.html